Áureo-Cerúleo

Rafael Tanque é apresentado na Boca do Lobo

Centroavante canhoto de 32 anos estava no São José (SP) e chega ao Pelotas como primeira opção de camisa 9 “de área”

Foto: Sidney Kwecho - Especial - As pequenas Thalya, 11 anos (D), e Eloá, seis (E), estiveram ao lado do pai na sala de imprensa

Acompanhado das filhas Thalya, 11 anos, e Eloá, seis, Rafael Tanque concedeu uma entrevista coletiva diferente das habituais. Nesta quinta-feira (4), na sala de imprensa da Boca do Lobo, o novo centroavante do Pelotas foi apresentado “em família”. Tímidas, as pequenas não falaram, mas posaram para fotos ao lado do pai, que chega como principal alternativa para vestir a camisa 9 azul e ouro durante a Divisão de Acesso.

“Onde vou, levo elas. É quem me dá o incentivo. Faço questão de trazê-las”, disse o jogador de 32 anos. Revelado pelo Palmeiras, o paraense de Belém rodou por dezenas de clubes desde 2013, quando virou profissional. Desde a temporada passada estava no São José (SP). Por lá, marcou dez gols na campanha do acesso à Série A-2 do Paulistão, em 2023. Na atual temporada, porém, não balançou as redes em dez partidas.

Tanque não atua há um mês. Decidiu que seu ciclo no interior de São Paulo terminou e voltou a conversar com o Lobo, de quem já havia recebido proposta no ano passado. “Tinha contrato com o São José até dezembro, mas por estar há dois anos lá já, foi uma decisão minha querer sair. A gente veio nessa negociação de ‘sai, não sai’, e acabei pedindo afastamento”, comentou o centroavante.

Estilo da competição

A chegada do jogador à Boca do Lobo teve influência de Paulo Porto. O treinador do Pelotas trabalhou com Rafael em 2020, no Passo Fundo. À época, a Divisão de Acesso foi cancelada após três rodadas em função da eclosão da pandemia. Apesar da mudança brusca de planejamento e do período curto, o atleta guarda boas lembranças do atual comandante áureo-cerúleo.

Questionado sobre seu estilo de jogo, que é diferente dos outros atacantes do elenco azul e ouro, Tanque mencionou uma recordação das características do técnico. “Ele gosta que eu fique bastante na área porque o jogo é muito truncado e quando a bola chega na linha de fundo tem que ter alguém na área. Sou esse cara que vai estar na área, mas também gosto de sair para buscar jogo e abrir espaço para os meias e pontas”, disse.

Condição física

No treino da última quarta-feira, o novo centroavante do Lobo participou só da atividade de dois toques em campo reduzido. Quando começou um coletivo de 11 contra 11, Tanque correu ao redor do campo sob orientação do preparador físico Roberto Recart. Seus primeiros minutos ao lado dos companheiros podem ser neste sábado, no jogo-treino diante do Sindicato dos Atletas (leia mais abaixo).

Para a partida do dia 14, às 15h, contra o Inter-SM, na Boca do Lobo, Rafael Tanque não deve ser opção para disputar os 90 minutos - ele mesmo antecipa essa probabilidade. “Fiquei um mês parado, só fazendo academia. Estou trabalhando intensamente para ficar à disposição. [...] Espero estar pelo menos no banco de reservas [na estreia] para poder ajudar o professor”, projetou.

Jogo-treino é confirmado

O Pelotas fará neste sábado mais um jogo-treino de olho na Divisão de Acesso. O teste diante do Sindicato dos Atletas Profissionais do Estado do Rio Grande do Sul (Siapergs) começará às 15h na Boca do Lobo. Ingressos custarão R$ 10.

A atividade, segunda aberta ao público nesta pré-temporada, deve ser a última antes da estreia na Série A-2, marcada para o domingo seguinte, contra o Inter-SM, também em Pelotas.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Gabriel Pereira, ex-São Luiz, reforça o Brasil Anterior

Gabriel Pereira, ex-São Luiz, reforça o Brasil

Danilo avalia início dos treinos com a nova comissão técnica:  “Está sendo um baita trabalho” Próximo

Danilo avalia início dos treinos com a nova comissão técnica: “Está sendo um baita trabalho”

Deixe seu comentário